Voluntariado Corporativo

Apoio a instituições de solidariedade social em todo o país, consolidando o compromisso solidário e de cidadania dos Colaboradores do Grupo Ageas Portugal.

Voluntariado Corporativo

O Voluntariado Corporativo é o ato de envolver colaboradores de uma organização na realização de iniciativas de solidariedade social pertinentes, não apenas para a comunidade envolvente, como também para a empresa, por via da identificação dos seus colaboradores com os valores da empresa. Esta é uma definição que a Fundação Ageas conhece bem e tem vindo a implementar no terreno desde 1998.

Desenvolvidas ao longo de todo o ano, as ações de voluntariado corporativo apoiam uma grande diversidade de causas. Desde companhia a idosos, passando pela literacia financeira ou campanhas de recolhas de bens essenciais, os/as voluntários/as escolhem as áreas em que se querem envolver, criando um forte compromisso de cidadania ativa.

Continuaremos a promover e consolidar este compromisso solidário e de cidadania do universo Ageas em Portugal, e focaremos no apoio voluntário local, em cada ponto do país, apelando ao envolvimento dos mediadores do Grupo Ageas Portugal.

Como é que a Fundação Ageas trabalha o voluntariado?

• Conhecimento

• Competências e mentoria

• Team Building

• Rondas de apoio

• Eventos solidários

• Conhecimento

Voluntariado do Conhecimento

Através de Programas desenvolvidos por entidades parceiras, ou em cocriação com as mesmas, para transmissão de conhecimento, atitude e competências, os/as voluntários da Fundação trabalham com crianças e jovens desde o ensino primário ao ensino universitário – ex. Junior Achievement Portugal, EPIS, explicações online.

• Competências e mentoria

Voluntariado de Competências e mentoria

Consoante a sua experiência e competências profissionais, os/as voluntários da Fundação Ageas disponibilizam este conhecimento técnico em prol de necessidades específicas de entidades parceiras, ou de programas que criamos com esta premissa – ex. médicos dentistas das Clínica Médis colaboram em parceria com a EPIS e a Legião da Boa Vontade para fazer sessões de esclarecimento sobre saúde oral em escolas de todo o país.

• Team Building

Team Building Solidário

As atividades de Team Building Solidário permitem juntar equipas naturais ou transversais em ações de solidariedade social. Desenvolve-se o espírito de equipa e de entreajuda, o sentimento de orgulho e de pertença, levando à comunidade o melhor que as empresas têm: as suas pessoas. A Fundação Ageas desenvolve estas ações em exclusivo para as equipas que pertencem ao universo do Grupo Ageas Portugal, aproveitando para colmatar necessidades reais de entidades parceiras.

• Rondas de apoio

Rondas de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo

De momento apenas na zona de Lisboa, em parceria com o CASA - Centro de Apoio aos Sem-Abrigo, todas as semanas voluntários/as da Fundação Ageas fazem parte da ronda que distribui comida e agasalhos às pessoas que vivem nas ruas da capital.

• Eventos solidários

Eventos solidários/Angariação de doações e donativos

Promoção da participação voluntária em corridas, caminhadas, futebol, concertos e teatro, a favor de causas diversas, como luta contra o cancro, sensibilização para doenças crónicas, apoio de sustentabilidade a uma organização, ou outro tipo de causas solidárias. Dinamização de campanhas de recolhas e doações de bens essenciais – cujas ofertas são duplicadas pela Fundação.