Capacitação de Pessoas e Entidades

O conceito “Capacitação” está invariavelmente ligado a munir de conhecimentos, possibilidades de criação, aquisição de competências para solucionar problemas e/ou dar sugestões que apresentem alternativas válidas. A Capacitação vai além do treino e de um método de ensino que seja unilateral, o pressuposto é a preparação de alguém para poder enfrentar situações relacionadas com a função que exerce ou exercerá, muni-lo/a de autonomia e autoconfiança que possam gerar crescimento e melhorias.

A Fundação Ageas trabalha a capacitação procurando estimular o desenvolvimento de habilidades independentemente da personalidade da pessoa em causa. Desenvolvemos, desde 2017, programas de capacitação para indivíduos e organizações do setor social, de forma a que se sintam mais capazes de ultrapassar dificuldades com as quais se deparem, sejam no foro pessoal, profissional, ou institucional – aumentando as suas competências de gestão acreditamos que se tornarão agentes de mudança e que aumentarão também o seu impacto social.

Como trabalhamos a capacitação?

Escola de Impacto

A Escola de Impacto nasceu com o propósito de promover a reinserção de pessoas no mercado de trabalho, tendo o empreendedorismo de impacto como ferramenta de transformação e inclusão social. Seja através da criação de um negócio próprio ou do desenvolvimento de novas competências para conquistar um novo emprego, o nosso objetivo é potenciar a empregabilidade em Portugal. Trata-se de um Programa da Fundação Ageas cujas especializações são desenvolvidas com parceiros específicos, consoante a área de desenvolvimento de competências.

» INSPIRA-TE (3 edições) – formação para pessoas em situação de desemprego de longa duração, na Área Metropolitana de Lisboa. Desenvolvido em parceria com o Impact Hub Lisbon, em 2022, foi cofinanciado em 70% do valor total pela Portugal Inovação Social, ao abrigo do instrumento “Parcerias para o Impacto”;

» RELANÇA-TE (4 edições) – inicialmente destinado a pessoas cuja situação de emprego/rendimentos mudou face à COVID-19, mas em 2023 temos vindo a focar-nos no apoio a empreendedores sociais cujos projetos estão na 1ª fase do ciclo de vida (em parceria com a Maroong);

» DESCODIFICA-TE (1 edição) – para mulheres em situação de vulnerabilidade, nomeadamente em situação de desemprego ou subemprego (final 1ª edição e 2ª edição), desenvolvido em parceria com No Code Institute.

Entidades da economia social

Em 2020, durante o confinamento provocado pela Pandemia da COVID19, e perante a impossibilidade de estabelecer contacto direto com beneficiários/as das entidades parceiras, a Fundação Ageas interessou-se em perceber que outras necessidades tinham e de que forma poderia acrescentar valor.

Assim, em 2021 surgem os primeiros Programas de Capacitação para organizações: em parceria com a TESE e com a Nova SBE - “Estágios com Impacto” que já vai na 6ª edição.

Em 2023 lançaremos um novo Programa para o norte do país, com a IRIS Social.

Pretendemos continuar a dar maior robustez a esta forma de atuação, lançando novos cursos ou programas de Capacitação em Inovação Social (e outros temas), depois de fazer a devida auscultação das necessidades – que estamos atualmente a desenvolver.