Investimento de Impacto

O termo investimento de impacto foi cunhado por um grupo de investidores no Centro de Bellagio da Fundação Rockfeller, no ano de 2007.

Este termo visa descrever o investimento de capital que pretende alcançar 2 objetivos:

a) Atingir as métricas de impacto estabelecidas antes do investimento

b) Alcançar o reembolso do capital investido no médio/longo-prazo (se possível com retorno).

Porque está a Fundação Ageas a realizar investimentos de impacto?

Diz-nos a experiência e o conhecimento científico que as duas principais razões pelas quais os projetos de inovação social não conseguem escalar ou replicar as suas operações são:

• A falta de capital adequado às necessidades específicas do projeto;
  • A falta de expertise em gestão da equipa do projeto.

A Fundação Ageas estabeleceu uma nova forma de intervir junto de projetos de inovação social com potencial de crescimento e com equipas diligentes que se baseia em 3 premissas-base:

• Investimento - Utilização de instrumentos financeiros híbridos para financiar o crescimento de projetos de inovação social, através de um plano de financiamento customizado para o projeto em questão;
  • Apoio organizacional - Estabelecimento de um plano de acompanhamento não financeiro com base num diagnóstico de necessidades prévio ao investimento, recorrendo ao voluntariado de competências e ao know-how existente no Grupo Ageas Portugal.
  • Medição e gestão de impacto - Medição de outcomes contínua ao longo do acompanhamento do projeto, com vista à medição de impacto social no final da intervenção.

Soluções em que investimos

• Actif

Plataforma web de exercícios físicos e cognitivos acessíveis a todos e adaptados a vários níveis de condição física e mobilidade.

• Discope

Otimização da jornada dos doentes nos centros de saúde e serviços hospitalares, melhorando a eficiência da decisão médica, aumentando a capacidade de resposta e diminuindo os tempos de espera.

• Pedalar Sem Idade

Através de passeios regulares em bicicletas adaptadas (trishaws) conduzidas por voluntários, visa combater o problema do isolamento social junto da população sénior ou com mobilidade reduzida.

• Reformers

Oferece atividades lúdicas intergeracionais, como a natação, cerâmica, ballet, entre outras, de forma a combater o isolamento social e a promover uma melhor qualidade de vida para os idosos.