Glossário

Capacitação de Pessoas e Identidades

O conceito “Capacitação” está invariavelmente ligado a munir de conhecimentos, possibilidades de criação, aquisição de competências para solucionar problemas e/ou dar sugestões que apresentem alternativas válidas. A Capacitação vai além do treino e de um método de ensino que seja unilateral, o pressuposto é a preparação de alguém para poder enfrentar situações relacionadas com a função que exerce ou exercerá, muni-lo/a de autonomia e autoconfiança que possam gerar crescimento e melhorias.

A Fundação Ageas trabalha a capacitação procurando estimular o desenvolvimento de habilidades independentemente da personalidade da pessoa em causa. Desenvolvemos, desde 2017, programas de capacitação para indivíduos e organizações do setor social, de forma a que se sintam mais capazes de ultrapassar dificuldades com as quais se deparem, sejam no foro pessoal, profissional, ou institucional – aumentando as suas competências de gestão acreditamos que se tornarão agentes de mudança e que aumentarão também o seu impacto social.

Investimento de Impacto

O termo investimento de impacto foi cunhado por um grupo de investidores no Centro de Bellagio da Fundação Rockfeller, no ano de 2007.

Este termo visa descrever o investimento de capital que pretende alcançar 2 objetivos:
a) Atingir as métricas de impacto estabelecidas antes do investimento
b) Alcançar o reembolso do capital investido no médio/longo-prazo (se possível com retorno).

Investimento Social

O termo investimento social é praticado há centenas de anos e designa o investimento não reembolsável que é realizado numa entidade da economia social com vista ao alargamento ou aprofundamento do seu impacto social.

Este tipo de investimento representa a forma mais tradicional de filantropia e consiste na concessão de donativos, apoios de emergência e apoios a campanhas de sensibilização para um problema social.

Voluntariado Corporativo

O Voluntariado Corporativo é o ato de envolver colaboradores de uma organização na realização de iniciativas de solidariedade social pertinentes, não apenas para a comunidade envolvente, como também para a empresa, por via da identificação dos seus colaboradores com os valores da empresa. Esta é uma definição que a Fundação Ageas conhece bem e tem vindo a implementar no terreno desde 1998.

Desenvolvidas ao longo de todo o ano, as ações de voluntariado corporativo apoiam uma grande diversidade de causas. Desde companhia a idosos, passando pela literacia financeira ou campanhas de recolhas de bens essenciais, os/as voluntários/as escolhem as áreas em que se querem envolver, criando um forte compromisso de cidadania ativa.

Continuaremos a promover e consolidar este compromisso solidário e de cidadania do universo Ageas em Portugal, e focaremos no apoio voluntário local, em cada ponto do país, apelando ao envolvimento dos mediadores do Grupo Ageas Portugal.