São oito as organizações de impacto selecionadas para o programa de aceleração ÍMPARES, resultante de uma parceria entra a Fundação Ageas e a CUF. Conhece-os aqui.
O novo Programa ÍMPARES tem como objetivo acelerar o crescimento de organizações de impacto com potencial de expandir as suas atividades e de as preparar para Investimento de Impacto. A iniciativa pretende contribuir para a resolução de problemas sociais e alavancar o desenvolvimento sustentável em Portugal.
Com uma metodologia prática e adaptável às necessidades de cada organização e alicerçado numa rede de formadores e mentores reconhecidos pela sua experiência e resultados obtidos, este programa oferece acompanhamento individualizado nas áreas de estratégia, modelo de impacto, equipa, modelos de negócio e comunicação para o investimento. Ao longo de 12 meses oito organizações serão acompanhadas, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para escalarem as suas atividades e maximizarem a mudança social.
Conhece os oito Pares que se vão tornar Ímpares:
- A Avó Sai da Caixa (da Associação Fermenta)
Promove o envelhecimento ativo. O objetivo é capacitar tanto os idosos como os profissionais, para usarem a criatividade como ferramenta para quebrar estereótipos sobre a velhice e inspirar mudança, empoderamento e a autodescoberta.
- Associação Dignitude
Para mitigar o problema da falta de meios económicos para a compra de medicamentos foi criado o Programa abem: que apoia quem mais precisa no acesso ao medicamento.
- DemWell
Implementação de uma abordagem efetivamente centrada na pessoa. Trata-se de uma plataforma WEB dedicada a cuidadores informais, cuidadores independentes e a instituições que prestam cuidados a pessoas mais velhas.
- Pelos 2 (da Associação Cães Pelas Pessoas)
A equipa multidisciplinar intervém através de Terapia, Educação ou Atividades assistidas com animais, incluindo pelo menos: 1 Psicólogo, 1 guia canino e 1 cão, consoante o programa, público e objetivos.
- Instituto Português da Afasia
O IPA implementa soluções em 3 eixos: pessoa com afasia (PCA), cuidadores/familiares e Sociedade. Baseia-se na evidência científica e das Guidelines internacionais na Afasia. A PCA tem à disposição sessões em grupo e/ou individuais para desenvolver competências de comunicação interpessoal, socialização, autoestima e autoconfiança, e o treino de atividades em contexto de casa/comunidade. Em grupo e/ou individualmente apoiam-se os familiares e/ou amigos para uma adaptação à afasia e às suas consequências nas suas próprias vidas. Eliminam-se as barreiras da sociedade que dificultam a inclusão das PCA, através da sensibilização/informação acerca da afasia.
- Semear Cerâmica
Forma jovens com deficiência moderada com competências para o trabalho e necessidade de emprego através de acompanhamento técnico regular.
O Semear é um programa sustentável que forma capacita e integra no mercado de trabalho cidadãos com dificuldade intelectual através da Academia e 3 negócios sociais. Tem um modelo de formação certificada.
- Upfarming
Pioneiros na agricultura vertical urbana em Portugal. É uma solução inovadora baseada na implantação de sistemas integrados de horticultura participativa nas comunidades urbanas. O nosso modelo visa não apenas alimentar as comunidades locais, mas também educá-las e envolvê-las no processo produtivo, promovendo estilos de vida mais sustentáveis e saudáveis.
- Vencer Autismo
A solução passa pelo modelo Compreender Autismo com uma avaliação inicial, formação contínua e acompanhamento regular (desde 45 minutos por mês). Com menos de 3 horas mensais de recursos humanos, o projeto consegue que as pessoas com autismo reduzam a sua condição de autismo em média em 10% por ano.
Sabe mais acerca do programa ÍMPARES aqui.