O Voluntariado Corporativo como porta de entrada para o Impacto

Artigo escrito por Anabela Ramos e Francisca Martins, Gestoras de Voluntariado da Fundação Ageas 21.04.2025

Na Fundação Ageas, acreditamos no poder do voluntariado corporativo para gerar impacto positivo na sociedade. Somos responsáveis pela estratégia e implementação das iniciativas de Voluntariado e Cidadania Ativa do Grupo Ageas Portugal, promovendo oportunidades que unem os colaboradores em torno de causas que fazem a diferença. As iniciativas de voluntariado estão organizadas em duas grandes categorias:

Ações Voluntariado em equipa: O voluntariado em equipa é mais do que uma ação solidária, é uma experiência transformadora que une colaboradores em torno de um objetivo comum, fortalece laços e gera impacto real na comunidade. Dinamizamos os seguintes tipos de ações:

  • Team Building Solidários (neste artigo vamos focar-nos nestas ações);
  •  Ações de Proximidade e Serviço – Ações Locais com Agentes;
  •  Campanhas solidárias em equipa;
  • Ações de voluntariado em família.

Como exemplo, no dia 07 de junho de 2024, as equipas da Ageas Seguros e os Mediadores dos Açores reuniram-se em Ponta Delgada para uma ação de Team Building Solidário organizada pela Fundação Ageas. Juntos, ajudaram a construir o Parque Aventura Adaptado da Associação Seara do Trigo. Vê aqui tudo o que aconteceu!

Voluntariado de adesão individual:  

Esta vertente permite que cada pessoa escolha como, quando e onde quer fazer a diferença, seja com o seu tempo, conhecimento ou talento. Cada gesto conta para criar impacto real na vida de quem mais precisa. Dinamizamos os seguintes tipos de ações:

•    Voluntariado de Proximidade e Serviço como, por exemplo, os Passeios da Pedalar Sem Idade Portugal e as rondas solidárias pelas pessoas em situação de sem-abrigo; 
•    Voluntariado de Competências e Conhecimento como, por exemplo, os programas da Junior Achievement Portugal; e
•    Campanhas solidárias, eventos desportivos e culturais.

 

Francisca Martins, Gestora de Voluntariado, a fazer um passeio de trishaw com a Pedalar Sem Idade Portugal, no âmbito do Voluntariado de Adesão Individual. De realçar que a Pedalar Sem Idade Portugal é atualmente apoiada também pela Fundação Ageas através de Investimento de Impacto.

Seja em equipa ou individualmente, cada ação conta.


Team Building Solidário (TBS) - Fortalecer Equipas, Gerar Impacto 
O que são os TBS?
Os Team Building Solidários (TBS) são ações de voluntariado em equipa que promovem o desenvolvimento dos colaboradores do Grupo Ageas Portugal, enquanto apoiam organizações sociais. Estas iniciativas não só reforçam o espírito de equipa, mas também criam impacto real na comunidade.


Estas ações permitem que equipas se envolvam ativamente com parceiros sociais, selecionados pela Fundação, nas áreas da Saúde, Envelhecimento e Exclusão Social. Muitas vezes, representam o primeiro contacto dos voluntários com os desafios enfrentados pelas comunidades. Além do tempo e do trabalho dedicado, os TBS geram receitas para as organizações beneficiadas, fortalecendo o seu impacto.


Uma estratégia de continuidade e impacto

Para maximizar a eficácia destas ações, a Fundação Ageas desenvolveu uma estratégia de continuidade no apoio às organizações parceiras. Um dos marcos dessa estratégia foi a criação de um catálogo de parceiros e atividades, que facilitou não só a escolha das equipas interessadas num TBS como também facilitou o encaminhamento das mesmas para os parceiros com necessidade de trabalho de continuidade.


Preparação e sensibilização
Para tornar a experiência ainda mais enriquecedora, privilegiamos a organização de workshops prévios (sobre temáticas como o capacitismo ou o racismo), em parceria com a equipa de Diversidade e Inclusão do Grupo Ageas Portugal. Essa sensibilização prévia ajuda as equipas a interagir de forma mais consciente e eficaz com as pessoas atendidas pelas organizações sociais.


Uma porta de entrada para o voluntariado
Os Team Building Solidários também funcionam como um primeiro passo para o voluntariado individual, permitindo que os Colaboradores conheçam novas oportunidades às quais podem aderir, inclusive durante o horário laboral através da recentemente criada Bolsa de Voluntariado.

Bolsa de Voluntariado: 16 Horas para Fazer a Diferença


A Fundação Ageas e a Direção de Pessoas & Organização do Grupo Ageas Portugal lançaram, em março de 2024, a Bolsa de Voluntariado, um programa que garante a todos os colaboradores do Grupo 16 horas anuais de voluntariado durante o horário laboral.


Com esta iniciativa, queremos democratizar o acesso ao voluntariado, transformando num direito de todos o que já era uma prática corrente. Além das atividades realizadas fora do expediente e aos fins de semana, os Colaboradores podem participar em ações individuais promovidas pela Fundação.

Mais do que doar tempo, a Bolsa de Voluntariado é uma oportunidade para partilhar conhecimento e competências, aprender, crescer e fazer a diferença, tanto na sociedade quanto no próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

Juntos criamos Impacto! O nosso compromisso com o Voluntariado Corporativo traduz-se em números que, em 2024, fizeram a diferença:
•    12.858 horas dedicadas à comunidade
•    2.855 participações
•    1.563 voluntários distintos
•    182 ações 
Estes resultados só são possíveis graças às nossas parcerias de continuidade com entidades sociais, ao apoio da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal e, claro, à incrível dedicação da nossa equipa de Dinamizadores do Voluntariado, que inspiram e mobilizam os colaboradores a cada iniciativa.

Em novembro de 2024 reunimos todos os Dinamizadores do Voluntariado e a equipa da Fundação Ageas num Team Building Solidário na SEMEAR, um dos nossos parceiros sociais de continuidade.

Queres saber mais? Fala connosco!

Partilhe esta notícia

;