Investimento de Impacto no Semear
O Semear é uma associação que visa a formação e inclusão socioprofissional de pessoas com dificuldade intelectual e do desenvolvimento 14.07.2025
O Semear é uma associação que visa a formação e inclusão socioprofissional de pessoas com dificuldade intelectual e do desenvolvimento, uma população com uma taxa de desemprego e de inatividade muito superior à média.
A DID é um distúrbio do desenvolvimento neurológico, que aparece de forma precoce na infância, prejudicando o desenvolvimento do funcionamento pessoal, social, académico e profissional.
De acordo com o Censos em 2001, existem em Portugal mais de 70 mil pessoas com dificuldade intelectual e do desenvolvimento, mas em 2011 a ótica do estudo mudou de deficiência para funcionalidade, em linha com a Classificação Internacional de Funcionalidade, e os resultados deixaram de ser comparáveis. De 2011 para 2021, também foram aplicadas metodologias ligeiramente diferentes e o número de pessoas que reportaram alguma deficiência reduziu em cerca de 700 mil pessoas.
Não tendo dados específicos sobre dificuldade intelectual e do desenvolvimento, é importante realçar que, em 2021, a taxa de desemprego de pessoas com incapacidade foi de 11,2% face à taxa de desemprego de 8,1% para a população sem incapacidade.
O Semear foi criado em 2005 enquanto Associação BIPP, para prestar apoio a pais de crianças com necessidades especiais. Em 2014, criaram a Academia Semear para fazer face à elevada taxa de desemprego de pessoas com deficiência e à escassez de respostas formativas adequadas. Atualmente, a Academia trabalha com mais de 100 formandos nos dois modelos de formação e apresenta taxas de empregabilidade acima das médias nacionais.
A Academia tem uma vertente muito prática de capacitação, que aproxima os formandos de contextos reais de trabalho. Além disso, o modelo oferece acompanhamento de um gestor de caso até 8 meses após a integração no mercado de trabalho.
Para financiar a sua missão de formação e integração profissional, o Semear criou três negócios com potencial de rentabilidade e exequibilidade - A Mercearia, a Agricultura Bio e a Cerâmica.
O investimento da Fundação Ageas será realizado mediante um Acordo de Partilha de Receita de €250 mil euros, com vista a apoiar o aumento das receitas dos negócios sociais do Semear e reforçar a sustentabilidade da Academia.
Em termos de apoio não-financeiro a Fundação vai apoiar a solução a estruturar uma avaliação de impacto sobre o modelo da Academia, a desenvolver uma estratégia de marketing e vendas profissional e a revisitar a abordagem à angariação de fundos e, ainda, conferir o acesso a oportunidades de formação e coaching à liderança do projeto.
Bem-vindo Semear!