Escola de Impacto ganha Prémio internacional
15.05.2024
A Escola de Impacto, da Fundação Ageas, foi distinguida com o 1º lugar nos Global Thriving at Work Awards, promovidos pela MindForward Alliance. Descobre tudo aqui.
A MindForward Alliance é uma organização sem fins lucrativos de âmbito global que promove a transformação da cultura do local de trabalho para uma em que a saúde mental dos colaboradores seja considerada uma preocupação de relevo. Utilizando as melhores práticas de todo o mundo, oferecem uma gama de ferramentas e serviços para apoiar empresas na criação de locais de trabalho saudáveis emocionalmente. O Grupo Ageas Portugal é membro desta organização.
Os Global Thriving at Work Awards têm como objetivo distinguir, de entre os membros, os que se destacam numa de seis categorias - Promoção da Equidade, Diversidade e Inclusão; Práticas Inovadoras; Impacto Social; Liderança (Organizações); Liderança (Individual); e Início de Carreira.
De acordo com a MindForward Alliance, a qualidade das submissões foi muito elevada e a tomada de decisões revelou-se um desafio.
A Fundação Ageas foi distinguida com o 1º lugar na categoria “Impacto Social”, com a Escola de Impacto. A Escola de Impacto nasceu com o propósito de promover a empregabilidade e o empreendedorismo em Portugal. É uma plataforma prática que oferece programas de capacitação para responder às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho atual, combatendo assim a exclusão social. Na Escola de Impacto foram criados três programas de capacitação – Inspira-te, Relança-te e Descodifica-te.
O Inspira-te procura apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade e foca-se no desenvolvimento das suas capacidades pessoais, elaboração de objetivo de empregabilidade e preparação para a reinserção no mercado de trabalho, seja através da busca de um novo emprego ou da criação do próprio negócio. O programa teve já 3 edições, mais de 120 inscrições, 58 participantes e 24 projetos trabalhados.
O Relança-te é um programa de capacitação para microempreendedores de impacto, desenhado para promover o sucesso em projetos com objetivos de impacto triple bottom line (social, ambiental e financeiro). Ao longo do programa, os participantes desenvolvem competências de gestão, de literacia financeira e de capacitação digital, num modelo pedagógico de aplicação prática constante e numa cultura colaborativa, com desafios, apoio e inspiração. Atualmente na sua 5º edição, o Relança-te já registou mais de 500 inscrições, 200 participantes, 95 projetos impulsionados, 42 incubados e mais de 50 projetos em desenvolvimento.
O Descodifica-te é um programa de capacitação que possibilita que mulheres em fase de transição de carreira, mães e cuidadoras que sonham com um futuro melhor, comecem uma carreira transformadora na economia digital, através da aprendizagem de ferramentas no-code. O programa conta já com duas edições, mais de 250 inscrições, 114 participantes e 73 mulheres capacitadas.
João Machado, Presidente da Fundação Ageas, enfatiza que “a Escola de Impacto é, antes de tudo, uma Escola e tem como premissa-base ensinar competências técnicas e sociais a pessoas que estão, ou poderão estar em breve, em situações de vulnerabilidade. Em cada curso que desenhamos, em conjunto com os nossos parceiros, Impact Hub, Drive Impact e No Code Institute, temos como principal foco, o ensino de um ofício que seja útil e procurado na sociedade atual. A velocidade a que o contexto económico muda chega a ser avassaladora e enquanto muda para melhor a vida de uma parte da população, deixa uma outra parte numa situação de desemprego ou de precariedade. É para essas pessoas que criámos a Escola de Impacto e é em nome das centenas de pessoas já requalificadas que agradecemos este prémio!”
O pódio da categoria vencida pela Fundação Ageas contava também com projetos da AstraZeneca Produtos Farmacêuticos, Fidelidade e Wells Fargo.
Damos os parabéns a todos os vencedores e restantes participantes. A cerimónia de entrega de prémios ocorreu a 09 de maio, em Londres.