2º edição RFM Sem Olhar a Quem
A 2.ª edição do “RFM Sem Olhar a Quem” junta a Fundação Ageas, Grupo Ageas e a RFM numa emissão de 28 horas em Lisboa, para promover a inclusão e acessibilidade à Cultura. Com participação gratuita! 18.09.2024
A Fundação Ageas e o Grupo Ageas Portugal juntam-se, pelo segundo ano consecutivo, à RFM para uma iniciativa única: RFM Sem Olhar a Quem. Marca já na tua agenda: dias 26 e 27 de setembro, no Jardim do Campo Pequeno, em Lisboa, voltamos a ficar ligados numa emissão de rádio com 28 horas, em nome da acessibilidade à Cultura.
Com a 1.ª edição despertámos consciências para a necessidade de investirmos no acesso à Cultura e ao entretenimento, de forma a serem experiências positivas para todas as pessoas - independentemente de condições físicas ou neurológicas – por exemplo, segundo a RFM houve um aumento do número de promotores de eventos e artistas com interesse em saber como implementar o Bilhete de Acompanhante (um bilhete gratuito para quem acompanha pessoas com deficiência a eventos e que dá apoio à sua participação, facilitando uma experiência positiva).
A Língua Gestual Portuguesa, presente na 1.ª edição foi uma das grandes conquistas do evento, com os/as artistas presentes interessados/as em utilizar este recurso nos seus concertos. A equidade no acesso à Cultura é um caminho longo e, com esta 2.ª edição, queremos continuar a despertar consciências e desafiar a mais ação, assumindo compromissos.
Este ano voltamos à zona exterior do Campo Pequeno, em Lisboa, para uma emissão muito especial, das 6h da manhã de 26 de setembro até às 10h da manhã de 27 de setembro. Conduzida por animadores/as da RFM, vamos receber artistas e agentes da cultura, para perceber o que pensam desta temática e de como podem evoluir para proporcionarem experiências positivas a todas as pessoas com deficiência e surdas.
Esta edição será ainda mais inclusiva, com a disponibilização de abafadores de som e coletes sensoriais no local para que todas as pessoas possam experienciar a música.
Contamos com a parceria da Access Lab e da Câmara Municipal de Lisboa.
Vamos estar à conversa com muitos agentes da cultura e artistas que, em nome do acesso à Cultura, vão presentear-nos com breves showcases. Aparece, o acesso é gratuito!
Nesta edição, o reforço da literacia acerca da acessibilidade na Cultura é o nosso foco e, com o apoio da Access Lab, preparamos um breve questionário anónimo para percebermos o que já sabes acerca deste tema – responde aqui.
Queremos continuar a despertar consciências e a melhorar a Cultura em Portugal. Esperamos por ti!